Amazon está desenvolvendo robô com as habilidades do ChatGPT

Em breve o robô Astro será capaz de entender melhor o mundo ao seu redor e de responder perguntas no mesmo estilo do ChatGPT 

Segundo a BusinessInsider, a Amazon está desenvolvendo uma nova versão do seu robô conhecido como Astro. Agora o dispositivo será capaz de entender o que observa e dar respostas inteligentes sobre o mundo ao seu redor.

Trata-se de um projeto “secreto”, chamado internamente de “Burnham”. O objetivo é adicionar uma interface de conversação inteligente ao Astro. A Amazon está trabalhando em uma funcionalidade de “entendimento de contexto” e segundo fontes internas “é a mais recente e avançada tecnologia de inteligência artificial para tornar os robôs mais inteligentes, úteis e com capacidade de diálogo”.

Documentos da empresa descrevem uma expectativa de custo de 995 dólares, além dos custos de uma assinatura do serviço Burnham de 24,99 dólares. Lembrando que a OpenAI também oferece um serviço de assinatura para o ChatGPT plus.

A idéia é que o robô monitore o ambiente e emita alertas avisando os proprietários sobre determinadas situações:

Essa movimentação representa uma nova fase para o robô Astro, que apesar da quantidade de recursos investido, ainda não conseguiu atender as expectativas de vendas, permanecendo como um item apenas para convidados mesmo após 18 meses de seu lançamento.

Esse é o exemplo mais recente da incorporação de Inteligência Artificial generativa e LLM nos produtos da Amazon, Microsoft e Google estão em uma corrida por esse mercado de chatbots com IA.

A Amazon está planejando um upgrade na Alexa para incluir funcionalidades similares ao ChatGPT, outras fontes também relataram que a empresa está deslocando recursos antes investidos em logística para a área de inteligência artificial.

Projeto Burnham pode ir além de um simples robô

Essa tecnologia seria capaz de testar os limites do modelos LLM em uma fronteira nova, saindo da esfera digital e entrando no mundo físico.

Ainda não temos certeza sobre os potenciais comercias das soluções de conversação como o ChatGPT, o que temos visto é uma corrida das empresas pelo pioneirismo e a sua aplicação em robôs pode ser a chave para uma nova onda de produtos, como foi no caso do iPhone, Alex, Kindle e a febre dos Smartwatches.

Para mais conteúdo de inteligência artificial e tecnologia, siga @aprendadatascience .

Fontes:
a. https://www.foxbusiness.com/technology/amazon-reportedly-more-ai-features-development-astro-robot

b.https://www.businessinsider.com/amazon-working-on-new-home-robot-burnham-chatgpt-like-features-2023-5