@ealexbarros
@aprendadatascience
22/11/2023

A Era das Máquinas Jurídicas: O Primeiro Contrato Negociado Exclusivamente por Inteligências Artificiais

A empresa Luminance demonstrou a negociação de contratos sem o envolvimento de nenhum humano 

No Mundo das Máquinas Jurídicas: A Primeira Negociação de Contrato Sem a Presença Humana

Numa conquista inédita, a inteligência artificial demonstrou sua habilidade única ao negociar autonomamente um contrato com outra inteligência artificial, sem a necessidade de qualquer intervenção humana. A empresa britânica de IA, Luminance, desenvolveu um sistema inovador baseado em seu próprio modelo de linguagem proprietário (LLM) para analisar e fazer ajustes automáticos em contratos.

Jaeger Glucina, chefe de gabinete e diretor administrativo da Luminance, enfatizou que o novo sistema, chamado Autopilot, tem como objetivo eliminar significativamente a burocracia que normalmente sobrecarrega os advogados em seu cotidiano. O Autopilot gerencia as negociações diárias, permitindo que os advogados redirecionem seu foco para a criatividade, em vez de se perderem nesse tipo de trabalho rotineiro.

Desde a abertura de um contrato no Word até a negociação de termos e o envio para assinatura via DocuSign, o Autopilot opera de forma autônoma. Uma demonstração realizada nas instalações da Luminance em Londres revelou a incrível rapidez do processo, com análise de cláusulas, implementação de alterações e finalização do contrato em questão de minutos.

A relevância do Autopilot se destacou durante a negociação de acordos de não divulgação (NDAs), um desafio comum no mundo jurídico devido às limitações rigorosas de confidencialidade e à necessidade de análise minuciosa. A solução oferecida pela Luminance promete acelerar a conclusão desses acordos, eliminando potenciais obstáculos para receitas, parcerias de negócios e transações comerciais em geral.

Muito mais do que um assistente jurídico

O Autopilot não apenas analisa cláusulas de forma eficiente, mas também ajusta automaticamente conforme as preferências normais de negociação das empresas envolvidas. Num setor em que as equipes legais dedicam cerca de 80% do tempo a revisar e negociar documentos rotineiros, o Autopilot surge como uma revolução na eficiência.

Apesar de operar de maneira independente, o Autopilot permite que os seres humanos revisem cada etapa do processo, garantindo transparência e controle. Este avanço tecnológico não apenas representa um marco significativo na história das práticas jurídicas, mas também aponta para uma potencial transformação na maneira como contratos são elaborados e negociados. Estamos diante da revolução legal impulsionada pela inteligência artificial.

Para mais conteúdo acesse o linkedin ou no instagram @aprendadatascience .

Referências:
[1] https://www.cnbc.com/2023/11/07/ai-negotiates-legal-contract-without-humans-involved-for-first-time.html
[2] https://mashable.com/article/ai-successfully-negotiated-legal-contract-without-human-help