Entendendo a função lambda em Python: exemplos práticos e uso

Introdução a função lambda em Python.

Introdução:

A função lambda em Python é uma ferramenta poderosa que permite criar funções anônimas de forma rápida e simples. Em vez de criar uma função nomeada, você pode criar uma função lambda diretamente no código. Neste artigo técnico, vamos explicar como funciona a função lambda em Python e dar exemplos práticos de uso.

Como funciona a função lambda em Python:

A função lambda em Python é uma função anônima que pode ser definida em uma única linha de código. A sintaxe básica da função lambda é:

Aqui, “argumentos” são os parâmetros da função e “expressão” é a operação que a função executa. Por exemplo, uma função lambda que retorna o quadrado de um número pode ser definida assim: 

Quando você chama a função lambda, passa um valor para o argumento “x”, e a função retorna o quadrado desse valor. Exemplos práticos de uso: Aqui estão dois exemplos práticos de uso da função lambda em Python:

1.Ordenação de uma lista de dicionários por um valor específico:

Suponha que você tenha uma lista de dicionários, cada um representando um produto com um nome e um preço. Você deseja classificar a lista em ordem crescente de preço. Você pode usar a função lambda para especificar o valor pelo qual a lista deve ser classificada:

Nesse exemplo, a função lambda especifica que a lista deve ser ordenada pelo valor do preço de cada produto. 

2. Filtragem de uma lista de números pares:

Suponha que você tenha uma lista de números e deseja criar uma nova lista contendo apenas os números pares. Você pode usar a função lambda com a função filter() para filtrar a lista:

Nesse exemplo, a função lambda especifica que a lista deve ser filtrada pelos números que são divisíveis por 2. 

3.Mapeamento de uma função em uma lista:

Suponha que você tenha uma lista de números e deseja aplicar uma função a cada número na lista. Você pode usar a função lambda para criar uma função anônima e aplicá-la a cada elemento da lista com a função map:

Nesse exemplo, a função lambda é usada para criar uma função anônima que eleva cada número ao quadrado. A função map é usada para aplicar a função lambda a cada elemento da lista, retornando uma nova lista com os resultados. 

Conclusão:

A função lambda em Python é uma ferramenta útil que permite criar funções anônimas de forma rápida e simples. Com a sintaxe básica da função lambda, você pode criar funções com facilidade e usá-las para ordenar, filtrar ou manipular dados em Python. Usando exemplos práticos de uso, esperamos ter mostrado como a função lambda pode ser útil em seu trabalho cotidiano.

Para mais conteúdo de Python acompanhe no instagram @aprendadatascience