Utilizando Plotly para visualizar ações da bolsa de valores

Já se perguntou como os grandes sites criam os gráficos interativos de ações?

Plotly para visualização de gráfico de área

Plotly é um dos pacotes mais usados para visualização interativa de dados. Conseguimos produzir visuais profissionais com pouco código. Incluem categorias como gráficos básicos, estatísticos, Machine Learning e de finanças.

Nesse exemplo, vamos mostrar a construção de um gráfico de área para acompanharmos cotações de empresas listadas na bolsa de valores.

Para quem estiver utilizando o Google Colab, faça o upgrade do Plotly e em seguida restart o ambiente de execução para evitar o bug que deixa o conteúdo do gráfico em branco.

Depois importamos alguns pacotes que serão utilizados nesse artigo e em outros sobre visualização de ações.

Incluímos o pandas para processamento dos dados, o DataReader para carregar os dados de ações, Datetime para trabalhar com datas e por último o plotly e suas dependências.

No trecho acima definimos a data de inicio na variável start e a data final (end) como a data de hoje. Escolhi 4 ações que gosto de acompanhar, o web.DataReader é capaz de consultar dados de diversas fontes, escolhermos o Yahoo para cotações.

Com o código abaixo geramos nosso primeiro gráfico de área com as cotações:

Através da variável stocks_close.FB passamos diretamente os dados das ações do Facebook.

Para as ações da WEGE, precisaríamos utilizar stocks_close['WEGE3.SA']

Ao observar o gráfico, percebemos que os dados coletados estão com algum problema.

Explorando os dados, identificamos que algumas datas não ocorreram pregões, geralmente em feriados e a API do Yahoo está enviando NaN (Not a Number) para o dataframe:

Eliminaremos essas linhas com Not a Number através da função dropna, para não alterar o dataframe original, realizamos uma cópai dos dados com o método copy( );

Na verdade, é normal necessitarmos realizar alguma operação nos dados coletados, dificilmente conseguimos utiliza-los sem nenhum tipo de processamento ou ajuste.

Por último, realizamos algumas customizações no gráfico para permitir a realização de zoom e outras filtragens:

O novo gráfico ganha alguns recursos, ao clicar nos botões do lado superior esquerdo você consegue delimitar o intervalo de visualização das cotações:

Tente acessá-lo e testá-lo com cotações de outras empresas. As do Brasil precisam de ".SA" após o código da Bovespa.

Qualquer dúvida entre em contato no Instagram @aprendadatascience

Obrigado!