Os chineses não estavam preparados para o ChatGPT (e quem estava?)

A gigante Baidu lançou o Ernie e confirmou as dificuldades da corrida dos chineses contra o ChatGPT.

Na última quinta-feita, a empresa chinesa multinacional de tecnologia Baidu lançou seu produto de large language model (LLM), chamado de Ernie Bot. Ernie é um acrônimo do inglês “enhanced representation through knowledge integration”.

Baidu é o Google da China, dona de cerca de 60% do mercado de mecanismos de pesquisa da China e analistas acreditam que a empresa é o competidor chinês mais forte para um setor dominado por empresas americanas.

Para quem não sabe, o ChatGPT da OpenAI está bloqueado na China. Isso gera ainda mais pressão no governo e nas empresas para fornecerem uma solução similar.

O lançamento do produto já estava planejado para meados de março, mas foi atropelado pela lançamento inesperado do ChatGPT-4 da OpenAI.

Ernie Bot funciona particularmente bem em tarefas específicas da cultura chinesa e oferece uma função de saída multimodal, que ChatGPT e GPT-4 não oferecem. As funcionalidades demonstradas foram:

No entanto, o lançamento do Ernie Bot pareceu apressado e só foi disponibilizado para um grupo extremamente seleto de criadores chineses. Mostraram apenas vídeos gravados do funcionamento, em vez de transmissão ao-vivo, e sem data oficial de disponibilização para o publico em geral.

Inclusive, o CEO assumiu que o produto ainda não estava pronto para o lançamento:

“People have been asking me for a while: Why are you releasing [Ernie Bot] so soon? Are you ready for it?”, disse durante a entrevista.

“From what I personally saw when conducting internal tests on Ernie Bot, it’s not perfect. But why do we want to release it today? Because the market demands it.”


CEO do Baidu, Robin Li durante a apresentação do Ernie

A Baidu não disse se a tecnologia estará disponível para consumidores e não está claro quando o bot será integrado aos outros produtos da Baidu, como seu motor de busca ou carros autônomos, como prometido pela empresa.

O robô Ernie vende-se como solução melhor para tarefas relacionadas a cultura Chinesa e também com habilidade de gerar videos e imagens a partir de prompts textuais. As ações da Baidu caíram 10% durante a apresentação, apesar de terem se recuperado um pouco depois (queda de 6.4%).

De acordo com o comunicado de imprensa da Baidu, o Ernie Bot é treinado em “trilhões de páginas da web, dezenas de bilhões de dados de pesquisa e imagem, centenas de bilhões de dados de voz diários e um gráfico de conhecimento de 550 bilhões de fatos”.

Qual a diferença entre o ChatGPT e o Ernie?

O ChatGPT e o Ernie Bot são exemplos de chatbots alimentados por inteligência artificial. Esses chatbots usam técnicas de Processamento de Linguagem Natural (PLN) para entender e responder a perguntas ou comandos em linguagem natural, como se estivessem conversando com um ser humano real. Além disso, eles também usam técnicas de aprendizado de máquina para melhorar suas respostas ao longo do tempo.

O ChatGPT é um modelo de linguagem natural criado pela OpenAI, que se baseia na arquitetura GPT (Generative Pre-trained Transformer). Ele foi treinado em uma ampla variedade de tarefas de linguagem natural, como responder perguntas, completar frases e até mesmo escrever textos inteiros. O ChatGPT tem uma grande capacidade de entender o contexto e a intenção por trás das palavras, permitindo que ele produza respostas mais precisas e relevantes.

O Ernie Bot, por outro lado, é um chatbot criado pela Baidu que usa uma arquitetura de rede neural chamada ERNIE (Enhanced Representation through kNowledge IntEgration). Essa arquitetura permite que o Ernie Bot integre conhecimentos prévios em seu processamento de linguagem natural, permitindo que ele entenda melhor o significado das palavras e frases. Como resultado, o Ernie Bot é capaz de produzir respostas mais precisas e personalizadas em comparação com outros chatbots que não usam essa técnica.

Esses chatbots estão em constante evolução, e espera-se que se tornem cada vez mais precisos e eficientes à medida que a tecnologia de inteligência artificial continua a avançar.

Ficou claro que há uma pressão para as grandes empresas chinesas desenvolverem soluções que possam concorrer com a popularidade das soluções americanas. O ChatGPT vem aumentando a base de usuários chineses através do acesso com VPN que permitem furar o bloqueio estatual e utilizar a solução para escrever redações e responder a testes e exercícios.

Na última semana o presidente da China, Xi Jinping, disse em discurso que a China precisa se tornar mais autossuficiente por meio de suas próprias inovações em ciência e tecnologia.

Curiosamente o CEO da Baidu comentou:

“Ernie Bot is not a tool of confrontation between China and the United States,”

Parece que os chineses não estavam preparados para o ChatGPT.

Referências:

1- https://news.sky.com/story/chinese-chatgpt-rival-disappoints-but-does-have-a-cute-name-12835269

2- https://www.technologyreview.com/2023/03/16/1069919/baidu-ernie-bot-chatgpt-launch/

3- https://www.ndtv.com/feature/ernie-5-points-on-chatgpt-rival-launched-by-china-3868044

4- https://www.theguardian.com/world/2023/mar/16/chinese-chatgpt-rival-search-engine-baidu-fails-impress-ernie-bot

5- https://www.aljazeera.com/economy/2023/3/16/chinas-baidu-unveils-chatgpt-rival-ernie